Quando seu amigo está usando você
Dói perceber que alguém que você considerou próximo está usando você e que na verdade não querem ser um amigo de verdade. Em situações como essas, é fácil evitar a verdade a princípio, ignorando os sinais e vivendo em estado de negação. O fato é que, até que você enfrente a situação e realmente analise profundamente o comportamento de seu amigo, nada poderá melhorar.
Você sente que seu amigo nem gosta tanto de você? Não se sinta tão mal por isso. Algumas pessoas são realmente incapazes de uma amizade real e não sabem como fazer outra coisa além de usar as pessoas.
Se você suspeitar que um de seus amigos se encaixa nessa descrição, dê uma olhada nos sinais abaixo, bem como nas estratégias para enfrentar o malfeitor.
1. Seu amigo não liga para você, a menos que precise de algo
Se seu amigo estiver usando você, o sinal mais evidente é que ele não entrará em contato com você, a menos que precise especificamente de algo. Pode não ser óbvio a princípio o que eles precisam, uma vez que podem ser autoconscientes o suficiente para obscurecer suas intenções.
Por exemplo, talvez seu amigo ligue para sair com você. Eles passam algumas horas com você e, em algum momento do encontro, mencionam um problema que têm. Talvez o carro deles quebrou, talvez precisem cortar uma árvore coberta de vegetação no quintal da frente, ou talvez estejam com pouco dinheiro na lavanderia.
Um usuário especialista não perguntar você por qualquer coisa na frente. Eles construirão um relacionamento e mencionarão o problema. Antes que você perceba, você pode oferecer uma carona para o trabalho, derrubar a árvore com sua serra elétrica ou deixá-los usar sua lavadora e secadora.
Obviamente, não há nada errado em fazer favores para seus amigos –isso faz parte da amizade! O problema começa quando seu amigo quer algo de você quase toda vez que o vê.
2. Eles fazem tudo o que podem para dar a você o mínimo possível
Quando alguém está usando você, o ponto principal da “amizade” é que eles tiram mais proveito disso do que você. Se eles estão retribuindo demais, ou pior, se estão dando mais do que você, estão indo contra a agenda deles. Você definitivamente precisa dar mais a longo prazo para que eles “lucrem” com seu relacionamento.
Primeiro, observe se eles estão dispostos a oferecer os mesmos tipos de favores que exigem de você. Amizades mais sólidas envolvem pessoas que se ajudam, mesmo que às vezes sejam inconvenientes. Você é o único que está saindo do seu caminho?
Não peça nada escandaloso; apenas teste para ver se eles concordam com algo no mesmo nível do que costumam pedir. Se eles sempre negam ajudá-lo, ou parecem incomodados com a pergunta, isso é um mau sinal.
Pior ainda, às vezes eles podem, de má vontade, atender às suas solicitações, mas não estarão interessados em resolver o seu problema, porque estão apenas tentando satisfazê-lo por razões de aparência.
Por exemplo, talvez sua bicicleta tenha partido ao meio e agora você precisa de uma maneira de ir para o trabalho. Em vez de realmente tentar resolver o problema, dando-lhe uma carona ou uma passagem de ônibus, seu amigo oferece uma bicicleta velha e enferrujada com pneus furados, que fica na garagem há meio século.
Dessa forma, eles podem dizer “eu ajudei você”, mas na verdade não precisam investir tempo ou recursos para realmente se preocupar com sua vida e seus problemas. Isso realmente nos leva ao próximo sinal. . .
3. Eles nunca parecem pensar em você
A menos que eles precisem de algo de você, eles nunca parecem pensar em você. Eles não costumam dizer: “Oh, eu ouvi essa música que acho que você vai gostar!”; eles não costumam ligar para você durante as férias; eles não costumam trazer presentes para você quando viajam.
Você está na lista de prioridades deles, e eles quase nunca pensam em você … a menos que estejam pensando em como tirar algo de você. Os amigos que estão usando você são quase sempre imprudentes.
4. Seu amigo sabe surpreendentemente pouco sobre você
Outro sinal de que alguém está usando você é simplesmente que ele realmente não se importa em conhecê-lo. Afinal, não é você eles se preocupam em primeiro lugar.
Se seu “amigo” não parece prestar muita atenção ao que você tem a dizer, esquece coisas importantes a seu respeito e, no geral, apenas parece desinteressado, então obviamente eles devem estar com você por outro motivo.
Isso vai além de ser simplesmente esquecido.
5. Eles falam mal de você para os outros
É verdade que algumas pessoas simplesmente não conseguem parar de fofocar. É como um vício.
Uma das características de um usuário, no entanto, é que ele não pensa duas vezes antes de jogá-lo embaixo do ônibus. Eles falam mal de você quando você não está por perto, porque na verdade não se importa com sua reputação.
De qualquer forma, se eles têm toneladas de reclamações sobre você e ainda assim permanecem, então claramente eles não são seus amigos por sua bela personalidade.
6. Quando você tem uma crise, eles desaparecem
De repente, algo atrapalhou sua vida e você precisa de algum apoio? Às vezes, não se trata apenas de dinheiro ou recursos – às vezes, precisamos de alguém com quem conversar quando nosso mundo está desabando.
Quando algo trágico acontece, seu amigo aparece para você? Ou você ouve nada além de grilos cantando?
Uma coisa é se você é um Ned negativo e está sempre reclamando de cada coisinha da sua vida – isso afastaria alguém. Mas se você é uma pessoa razoavelmente positiva que está passando por uma emergência, deve esperar que um amigo de verdade simpatize.
7. Você só sai com eles em circunstâncias específicas
Às vezes, o fato de seu amigo estar usando você pode ser obscurecido pelas circunstâncias. Por exemplo, talvez você só se encontre quando estiver indo à sua boate favorita. Nessa situação, se eles estavam usando você para seu status social porque você é popular e faz com que pareçam bons de serem vistos com você, pode ser difícil dizer.
Mude um pouco as coisas. Veja se seu amigo está disposto a ficar sozinho ou fazer algo totalmente diferente do que você costuma fazer. A menos que seja uma atividade que seu amigo odeia, eles devem ficar felizes em passar um tempo com você – se eles realmente gostam de você.
8. Eles são agressivos ou manipuladores se você não lhes dá o que querem
Bons amigos entendem limites. Amigos ruins que querem apenas usar você para obter recursos podem ficar com raiva se você não ceder às solicitações deles. Muitas vezes, eles podem até tentar manipulá-lo, culpando ou dizendo coisas como: “Eu pensei que você era meu amigo!” quando você diz que não.
Cuidado com esse comportamento de controle. Amigos de verdade respeitam seu livre arbítrio e gostam de você, mesmo que você não tenha nada além de sua amizade para dar.
9. Eles disseram que estão usando você
Isso pode parecer óbvio demais, mas às vezes não é. Muitas vezes um amigo que está usando você disfarça sua própria confissão como um pedido de desculpas.
Eles dizem algo como: “Eu sei que continuo pedindo coisas. Parece que eu só ligo para você quando preciso de algo, eu sei. Sinto muito.” Se alguém lhe diz isso, mas não faz nenhum esforço para mudar a maneira como eles abordam sua amizade, então eles basicamente disseram a si mesmos que estão usando você. Escute-os!
10. Eles sempre precisam estar no comando
A relutância de seu amigo em deixar de lado o seu ponto de vista por um momento para ver o seu é um padrão comum de comportamento em alguém que está tentando enganá-lo. Essas pessoas geralmente têm uma necessidade compulsiva de permanecer em seus caminhos, mesmo que seja apresentado um caminho lógico para explicar por que as coisas devem ser feitas de maneira diferente. Muitas vezes você será punido por não cumprir os desejos de seu amigo.
11. Eles conhecem todos os seus botões e os pressionam de acordo
Amigos fraudulentos começam como alguém que estava interessado em conhecê-lo e se apresentarão como preocupados com o seu bem-estar geral. Isso é até que a oportunidade de superar você apareça. Quando isso acontecer, não se surpreenda quando eles usarem suas inseguranças ou outras informações confidenciais contra você. Os manipuladores emocionais têm uma boa consciência de suas emoções e as usarão rapidamente contra você.
Como enfrentar seu amigo manipulador
Existem maneiras produtivas de confrontar alguém que o usou ao longo de sua amizade. Abaixo estão algumas dicas úteis para ajudar a encerrar o ciclo de exploração.
- Fique calmo: Fique de guarda sem ficar na defensiva. A raiva impede que você seja equilibrado, e isso pode fazer parte do plano de seu amigo. Tente não chamar a atenção do personagem de seu amigo. Por exemplo, em vez de chamá-los de “mentirosos”, diga que “discorda da posição deles”. Adote uma perspectiva global e examine a situação de todos os ângulos.
- Resistir / Ser Direto: Pare de ser atraído mais. Informe o seu amigo que você percebeu um padrão contínuo na maneira como ele o trata. Permita-lhes a chance de articular claramente seus pensamentos e intenções sobre o assunto.
- Atenha-se: Seja firme, confie em seu instinto e não dê desculpas ou justifique seu raciocínio por trás do declínio para ajudar com mais favores.
- Implantar consequências: Pode ser necessário determinar e afirmar certas conseqüências se o autor se recusar a aceitar “não” como resposta e / ou insistir em continuar violando seus limites. A comunicação eficaz das consequências das violações pode ajudar a desarmar o manipulador e levá-lo a mudanças comportamentais positivas.
Às vezes você apenas tem que dizer “não”
Existem cenários em que o problema entre você e seu amigo é simplesmente uma questão de falta de comunicação. Às vezes, amigos não o usam intencionalmente; eles se acostumam a ouvir você dizer sim o tempo todo, então eles pedem coisas e podem não estar atentos a isso. É preciso coragem para dizer não e dizer a sua verdade, mas você sempre se sentirá em paz consigo mesmo. Ser capaz de dizer não com firmeza e dizer que isso também aumentará sua confiança e impedirá que você seja usado no futuro. Este artigo fornece conselhos sobre dizer não sem se sentir culpado.
Abandonando um mau amigo
Depois de confrontar seu amigo explorador e identificar o comportamento dele, às vezes é necessário se libertar completamente do relacionamento.
- Perceba que será um processo: A verdade é romper o domínio mental, físico ou emocional que alguém tem sobre você nem sempre é fácil. Eles não respeitavam você no passado, então por que agora? Prepare-se para uma certa reação ao se distanciar.
- Termine o relacionamento diretamente: Se puder, evite que suas palavras sejam mal interpretadas e usadas contra você, conversando pessoalmente ou por telefone. Peça ao seu amigo para não entrar em contato com você de maneira séria e direta.
- Não discuta / evite as viagens de culpa: Uma parte de se recusar a aceitar a dinâmica tóxica é não discutir ou brigar com o manipulador. Evite cair em uma armadilha reafirmando seus limites e tornando menos atraente a perseguição contínua por você.
- Criar Distância: Dê a si mesmo algum espaço para se acostumar a ficar longe da pessoa. Aguarde alguns dias ou semanas antes de responder a chamadas e mensagens de texto e desconsidere os convites pessoais. Envolva-se em atividades nas quais é menos provável que eles se envolvam. Se amigos em comum perguntarem sobre seu comportamento, basta dizer que você esteve ocupado. Você não precisa cortar a pessoa completamente, e não há problema em ser cordial e conversar pouco, se você se deparar com ela.
Reconhecendo os sinais de um mau amigo no futuro
Agora que você declarou suas demandas e criou uma distância entre você e seu amigo, é importante refletir sobre as lições que a situação apresentou. Uma das conclusões mais importantes é não repetir o erro de ser pego em um relacionamento tóxico em primeiro lugar. Pode ser difícil determinar se alguém pretende tirar vantagem de você ao conhecê-lo. Esteja atento a esses traços comuns de pessoas exploradoras:
- Eles Valentão ou Insulto Outras
- Eles Não conte a verdade completa
- Eles Tocar Inocente ou Minimize seu comportamento
- Eles Culpar os outros
- Eles Falta de limites e Aumente seu espaço
Um amigo que está usando você não é amigo de todos
O princípio básico a ter em mente é o seguinte: um amigo falso que deseja usá-lo estará focado em todas as coisas erradas. Tudo em sua amizade será um meio para atingir um fim, e você descobrirá que tem dificuldade em aproveitar o momento com eles.
Um amigo genuíno, por outro lado, nunca manterá a amizade como refém das condições. Como eles gostam de você por quem você é, mesmo que suas circunstâncias externas de vida mudem – como seu status social, sua renda ou seu brilho juvenil -, eles ainda se importarão com você.
Nesse sentido, você poderia dizer que uma amizade verdadeira é incondicional, mas uma “amizade” com um usuário é altamente condicional. Afinal, quando um amigo está usando você, ele só quer obter algo de você. Qualquer outra coisa na amizade é, na melhor das hipóteses, uma distração do objetivo final, e eles podem até ficar frustrados com suas gentilezas.
Portanto, seja exigente com quem você gasta seu tempo. Não desperdice sua vida entretendo pessoas que só querem usá-lo. É muito melhor gastar esse tempo criando laços reais com pessoas que amam você por quem você é.