O que significa paixão?
Não é incomum confundir paixão com amor. Na maioria dos exemplos, a paixão é tratada como um fenômeno perigoso, enquanto o amor se mostra saudável. A pergunta fundamental que precisa ser feita, no entanto, muitas vezes permanece sem resposta: o que significa paixão e como ela é diferente do amor?
Paixão é uma paixão incontrolável por outro indivíduo que não se baseia no bom senso, mas na atração física ou emocional crua.
A paixão é semelhante a dirigir um carro de corrida a mais de 300 quilômetros por hora nas estradas do país. É uma experiência intensa e emocionante – dá ao motorista uma enorme quantidade de emoção para o motorista. O amor, por outro lado, é como pilotar um carro antigo que foi experimentado e testado, sempre conseguindo lidar com as condições da estrada local – por mais difícil que seja.
Como as pessoas mostram paixão
A paixão quase sempre se manifesta como um interesse crescente por uma pessoa pela qual você é atraído. Um sinal claro de paixão é o desejo de estar com a outra pessoa a qualquer custo. Horas extras – geralmente gradualmente, mas às vezes rapidamente – a pessoa com quem você está apaixonado assume a maior parte de seus pensamentos.
Se você está apaixonado por alguém, passa o dia e a noite pensando apenas na outra pessoa, muitas vezes perdendo muito sono. Você se tornará extremamente emocional, mesmo que não o expresse externamente. Você também pode tentar ajustar um certo padrão de aceitabilidade em termos de aparência física e personalidade, a fim de interessar à pessoa com quem está apaixonado.
Finalmente, alguém que está apaixonado por outro pode desenvolver um senso de falso otimismo, deixando de ver a razão e considerando a possibilidade remota de estar com o outro como uma realidade predestinada. A paixão deles se torna o centro do universo, embora claramente não seja.
A paixão pode ser absolutamente exaustiva
O início da paixão é quase sempre um sinal sinistro dos tempos difíceis que estão por vir. Uma vez estabelecida a paixão, é quase impossível reverter.
A paixão leva a uma realidade desconectada. A pessoa de atração se torna o todo e o fim de toda a existência da pessoa apaixonada. Toda ação é planejada com o objetivo de obter a pessoa desejada – como ganhar um troféu.
Muitas vezes, seu comportamento pode mudar drasticamente. Mudanças de humor tornam-se comuns e você pode alternar entre um êxtase inacreditável e uma depressão insuportável. Essa oscilação frequente entre felicidade e depressão leva a um longo período de cansaço físico e emocional que é bastante difícil de superar.
Comparando amor e paixão
O amor proporciona uma sensação de segurança, enquanto a paixão cria insegurança. O amor não é um sentimento – em vez disso, é um desejo imutável de ser altruísta. O amor está sendo preparado para fazer sacrifícios. Uma pessoa que está verdadeiramente apaixonada está preparada para até deixar o parceiro, se é isso que é necessário para garantir a felicidade do parceiro.
A paixão, por outro lado, é egoísta. Se você está apaixonado por alguém, perder o seu parceiro é inimaginável e até debilitante.
Ao contrário da paixão, o amor não é afetado pelos caprichos das circunstâncias. O amor, uma vez estabelecido, está aí para ficar. Os verdadeiros amantes têm uma visão sã e realista para o futuro, enquanto as pessoas apaixonadas vivem em um presente que muda a cada momento.
Tem sido frequentemente afirmado que “o amor não se importa com a beleza externa”. A falta de beleza física nunca pode prejudicar o amor. Por outro lado, a paixão consome – consciente ou inconscientemente – beleza física no café da manhã, almoço e jantar!
O amor nasce para os verdadeiros amantes e é compartilhado com o mundo em que habitam. A paixão faz com que o casal negligencie o mundo ao seu redor, especialmente sua família, amigos e todos os outros com quem eles passariam algum tempo.
Como lidar com a paixão de maneira madura
Experimentar a paixão na adolescência é normal. No entanto, repetidamente se apaixonar pelas pessoas é um sinal de imaturidade.
É importante encarar a realidade e perceber que todos são humanos e propensos à fraqueza. Ninguém é o seu par perfeito – o amor verdadeiro é sempre um par imperfeito.
Adquira o hábito de ouvir opiniões contrárias às suas, como e quando as encontrar. Este é um hábito saudável que ampliará sua perspectiva na vida.
Outra dica útil que recomendo é procurar um confidente maduro e confiável de seu próprio sexo para confiar. É bom desabafar de vez em quando. Uma pessoa madura é capaz de ouvi-lo sem julgar e, no processo, ela também deve fornecer uma orientação preciosa e ajudá-lo a entender a situação. Você não precisa compartilhar todos os pequenos detalhes de sua vida com essa pessoa – ou com alguém – nesse caso – mas se algo o estiver incomodando e afetando sua vida diária, você deve tirá-lo do seu peito.
A paixão é bastante comum
Lembre-se, paixão não é crime. É um fenômeno que ocorre na vida de praticamente todas as pessoas. É um barômetro do progresso de alguém em se tornar uma pessoa equilibrada e madura, sensível e capaz de sustentar uma família. Nunca se derrube se você acha que ficou apaixonado por alguém, apesar de seus melhores esforços para não se envolver emocionalmente. A experiência é uma ótima professora. Certifique-se de manter a mente aberta – você aprenderá algumas lições que provarão ser inestimáveis no futuro.
Se você conhece alguém que está lutando para lidar com a paixão, disponibilize-se a ele como amigo. Em vez de tentar aconselhá-los, preste atenção no seu amigo e nas emoções dele. Se você notar sinais de paixão em seu amigo, apenas esteja lá quando ele precisar de você. Eles vão gostar.
Se você achou este artigo significativo ou se deseja compartilhar suas experiências de paixão ou amor com outras pessoas, use a seção de comentários abaixo.