Vale a pena consertar o seu relacionamento quebrado? 12 perguntas a se fazer

Quando você passa do estágio de lua de mel, leva tempo e esforço para manter um relacionamento. Muitas vezes, no entanto, chega um ponto em que não vale mais a pena o esforço, e é quando você sabe que é hora de jogar a toalha. Não há vergonha em admitir que um relacionamento acabou ou requer mais esforço do que você está investindo, mas como saber quando as coisas merecem mais uma tentativa? A resposta a essas perguntas o ajudará a decidir se vale a pena consertar seu relacionamento.

O que você ganha com o relacionamento?

Relacionamentos envolvem dar e receber. Se você está se esforçando para consertar o relacionamento, deve estar obtendo algum tipo de satisfação com isso. Mas se seu outro significativo o está deixando louco e o deixando infeliz na maior parte do tempo, então pode não ser mais um relacionamento mutuamente benéfico.

Você sente falta dele quando estão separados?

Se vocês não sentem falta um do outro quando não estão juntos, então o relacionamento pode ter terminado. Se você passa dias sem falar e isso não o incomoda, então sua atração por seu parceiro pode ter oscilado entre todos os altos e baixos.

Seus valores estão alinhados?

Pode parecer desnecessário falar sobre coisas gerais, como quantos filhos você quer e onde quer morar. Mas se você está se perguntando se um relacionamento vale seu tempo, você precisa considerar se vai funcionar a longo prazo. Se vocês dois se intrometem em assuntos importantes como finanças, religião ou mesmo casamento, o fator de compatibilidade pode não estar lá.

Você pode perdoá-lo pelo passado?

Muitas vezes, quando um relacionamento está “rompido”, é porque um parceiro fez algo para trair o outro. Talvez ele mentiu ou pisou em você, ou talvez ele tenha dito muitas coisas no calor do momento. Se você está lutando para perdoar e esquecer, terá problemas para seguir em frente no futuro. Por outro lado, se você perceber que ele não se esqueceu do passado, então ele ainda pode guardar rancor.

O que os outros dizem sobre o relacionamento?

Embora seja importante não permitir que as opiniões de outras pessoas influenciem sua decisão, seus entes queridos podem fornecer uma perspectiva sobre seu relacionamento que você não pode ver. Levar em consideração o que outras pessoas disseram sobre seu relacionamento – tanto o bom quanto o ruim – pode ajudá-lo a avaliar as coisas de um ponto de vista neutro. Isso o coloca em uma posição melhor para avaliar se vale a pena tentar novamente ou não.

Você realmente gosta de passar um tempo juntos?

Isso pode parecer simples, mas se você tem forçado o relacionamento a funcionar, pode estar ignorando o simples fato de que não aproveitam mais o tempo juntos. Se você se sente sufocado por seu outro significativo ou como se não pudesse ser você mesmo, ficar juntos pode fazer mais mal do que bem.


Você está satisfeito na cama?

Como o tempo pesa em um relacionamento, é normal que os casais não se sintam tão excitados um pelo outro como no passado. É completamente possível trabalhar o aspecto sexual de um relacionamento, mas se isso estiver associado a outros problemas substanciais, pode ser mais um motivo para jogar a toalha.

Ele te respeita (e vice-versa)?

O respeito é fundamental para qualquer relacionamento. Entre muitas coisas, ele tem uma grande influência na eficiência de sua comunicação. Se seu parceiro perdeu o respeito por você ou nunca existiu, você terá dificuldade em resolver seus problemas. Convoque-os e se eles não trabalharem para consertar a falta de respeito, lembre-se de que você merece coisa melhor em um relacionamento.

Vocês realmente confiam um no outro?

Semelhante ao respeito, a confiança é outro elemento crucial em qualquer relacionamento. Talvez ele tenha feito algo para perder sua confiança, ou vice-versa, o que colocou vocês duas nas pedras. É possível reconstruir a confiança, mas apenas se vocês dois estiverem trabalhando nisso. Se você perceber que ele não está comprometido ou que você perdeu a motivação, o fim do relacionamento pode estar próximo.

Como isso está afetando sua saúde mental?

Sua saúde física e mental é a maior prioridade. Afinal, ninguém pode priorizar sua saúde mental além de você. Se você se sente esgotado, exausto ou derrotado pelo relacionamento, não é um bom sinal. Se ele faz você se sentir indesejável ou inútil, então isso é quase abusivo. Pode doer no começo, mas se libertar de um relacionamento tóxico acabará por colocá-lo em uma posição melhor.

Você está na mesma página sobre o relacionamento?

Considere seus objetivos gerais. Eles já se alinharam? Se a resposta for não, e vocês não conseguiram resolver isso durante todo o tempo que estão juntos, vocês podem não ser adequados um para o outro. Permanecer em um relacionamento no qual você não compartilha os mesmos objetivos futuros só levará ao desgosto mais tarde.


Você vê um futuro com esta pessoa?

Você precisará pesquisar profundamente dentro de si mesmo para responder a esta pergunta. Você se vê criando filhos com essa pessoa? Você o vê se dando bem com sua família nas férias? Você se vê envelhecendo com ele? Se o futuro é tenebroso e você luta para ver um futuro claro com seu outro significativo, saiba que seu tempo pode ser melhor gasto em outro lugar.


Patrocinado: O melhor conselho sobre namoro / relacionamento na web. Verificação de saída Herói de Relacionamento um site onde coaches de relacionamento altamente treinados levam você, entendem sua situação e o ajudam a realizar o que deseja. Eles ajudam você em situações de amor complicadas e difíceis, como decifrar sinais confusos, superar uma separação ou qualquer outra coisa que o preocupe. Você se conecta imediatamente com um treinador incrível por texto ou por telefone em minutos. Basta clicar aqui





Exit mobile version